Blog

Blog

02 Dez

POR QUE DEVO ME PREOCUPAR COM A QUALIDADE DO ÓLEO PARA SISTEMAS PNEUMÁTICOS

Os sistemas pneumáticos são elementos que transmitem energia a partir da pressão de um fluido gasoso como, por exemplo, o ar comprimido. O princípio de funcionamento é bastante semelhante ao do sistema hidráulico, sendo utilizado o fluido gasoso ao invés do fluido líquido.

As ferramentas pneumáticas devem ser devidamente lubrificadas para evitar o desgaste prematuro de seus componentes, com a lubrificação adequada podemos estender sua vida útil e obter maiores velocidades de operação devido ao menor atrito.

O lubrificante utilizado em sistemas pneumáticos normalmente é de viscosidades baixas partindo de um óleo ISO VG 10 até para um óleo ISO VG 32

O óleo é armazenado em um componente chamado LUBRIFIL.

Veja abaixo as partes de um sistema lubrifil:

O Óleo Pneumático tem como principal função preservar a vida útil de diversos componentes e acessórios de máquinas e equipamentos industriais. Entre as partes móveis protegidas estão os selos, as gaxetas, as mangueiras e as engrenagens.

Outro papel do óleo pneumático é evitar a formação de borras ou acúmulo de resíduos nos sistemas onde é aplicado. Dessa forma, o óleo consegue proteger os componentes – aumentando sua vida útil – e lubrificá-los, melhorando o desempenho das máquinas.

O produto ainda deve apresentar boa resistência à corrosão e desgastes, apresentando aditivos que desempenham tais funções. Além disso, é importante que o lubrificante sempre esteja com nível no reservatório do Lubrifil.

Não se esqueça de verificar periodicamente o nível do sistema lubrifil, assim como também drenar a água do regulador de pressão

Gostou do conteúdo?
Entre em contato conosco e faça um orçamento!

A Telub também oferece consultoria especializada para os nossos clientes.

Comentários