Blog

Blog

06 Dez

COR ASTM: COMO ESTA ANÁLISE PODE INDICAR A QUALIDADE DO LUBRIFICANTE?

A escala de cores ASTM, também chamada de "valor de cor de óleo mineral", é usada principalmente para a classificação de produtos derivados do petróleo, como óleos lubrificantes, óleos para aquecimento e óleos combustíveis diesel.

A cor dos óleos minerais é constantemente verificada durante o processo para determinar quando eles foram refinados para o nível necessário. A cor também é usada para confirmar que o óleo ou combustível correto é usado para o uso pretendido e que nenhuma contaminação ou deterioração da qualidade ocorreu.

A determinação da cor dos produtos de petróleo é usada principalmente para fins de controle de fabricação e é um importante característica de qualidade, uma vez que a cor é facilmente observada pelo usuário do prduto.

Em alguns casos, a cor pode servir como um indicação do grau de refinamento do material. Quando a gama de cores de um determinado produto é conhecida, uma variação fora a faixa estabelecida pode indicar possível contaminação com outro produto.

No entanto, a cor nem sempre é um guia confiável
à qualidade do produto e não deve ser usado indiscriminadamente em especificações do produto.

ASTM é uma escala de cores unidimensional e de uma cor que varia de amarelo claro a vermelho profundo em dezesseis etapas (0,5 a 8,0 unidades em incrementos de 0,5 unidades).

Os comparadores visuais podem atingir uma resolução de 0,5 unidades. 

Para atender às especificações relevantes, um comprimento de caminho de 33 mm deve ser usado. ASTM D1500 substituiu a escala D155 de 12 intervalos da NPA (National Petroleum Association) em 1960.

Gostou das dicas? 
Acompanhe o nosso blog e não perca nenhum artigo!  

Comentários