Blog

Blog

26 Nov

5 DICAS PARA UMA LUBRIFICAÇÃO INDUSTRIAL EFICIENTE

Injetoras, prensas, enormes pás e guindastes, máquinas de construção, geração de energia, turbinas e uma infinidade de máquinas dependem dos princípios da hidráulica para realizar seu trabalho com eficiência.

A hidráulica provou ser muito eficaz em trabalhos de precisão e potência; e baseia seu princípio na transmissão de força e movimento através de um fluido.

Algo muito simples, mas extremamente eficaz. Uma bomba retira o fluido de um tanque de armazenamento e o comprime de modo que um conjunto de válvulas acionadas manual ou eletronicamente se encarregam de direcionar esse fluido sob pressão para os elementos de trabalho.

Feito o trabalho, o fluido retorna ao tanque para um novo ciclo.

Para obter o melhor desempenho e duração do seu sistema hidráulico, aplique as seguintes recomendações:

Selecione o fluido hidráulico ideal para sua aplicação:

Nem todos os fluidos hidráulicos são iguais. Cada sistema hidráulico tem seu próprio contexto operacional e, consequentemente, o fluido hidráulico deve ser consistente com ele.

Existem diferentes tipos de fluidos hidráulicos e seus níveis de desempenho em função de sua aplicação e requisitos especiais, incluindo fluidos sintéticos, resistentes ao fogo e para aplicações em indústrias alimentícias e ambientes de risco ao meio ambiente.

Selecionar o fluido correto é a primeira etapa para obter um sistema hidráulico eficiente. Infelizmente, este é um dos aspectos mais esquecidos e é prática comum presumir que são todos iguais e que comprar o mais barato atende ao necessário.

Não misture fluidos:

As formulações de fluidos hidráulicos são muito especiais e contêm aditivos desenvolvidos especialmente para cada marca de lubrificantes. Eles não são produtos genéricos ou substituíveis.

A mistura de óleos hidráulicos de diferentes tipos ou marcas pode causar a perda das propriedades de proteção da bomba (antidesgaste) ou desequilibrar outras propriedades fundamentais do fluido hidráulico, como sua resistência à degradação por oxidação, sua capacidade de separar o ar e a água.

Em muitas ocasiões, um litro de óleo adicionado de outro tipo ou marca é capaz de danificar milhares de litros em um sistema, causando espuma e formação de borra e sedimento.

Mantenha-o limpo, seco e fresco:

A contaminação é o pior inimigo de um sistema hidráulico e fluido hidráulico. Partículas sólidas de contaminação de poeira, partículas de desgaste e materiais de limpeza e de processo destroem bombas, bloqueiam válvulas, cilindros de risco e destroem motores hidráulicos. A alta temperatura dos fluidos é o terceiro inimigo.

A temperatura tem um efeito duplo no fluido hidráulico: ela diminui sua viscosidade e, portanto, afeta o desempenho do sistema hidráulico e torna os componentes mais sensíveis à contaminação sólida.

Analise seu desempenho:

Monitorar a saúde do fluido hidráulico, sua contaminação e o desgaste de seus componentes pode nos dar alertas muito específicos do que está acontecendo e podemos tomar as decisões certas para prevenir um grande problema ou programar um reparo a tempo.

A análise de lubrificante pode detectar problemas de verniz, lama, contaminação de partículas, contaminação de água, mistura de lubrificante, lubrificante incorreto, alta temperatura de operação, lubrificante degradado, esgotamento de aditivo, desgaste de componentes do sistema (bombas, cilindros, motores, válvulas, etc.).

Ele também pode indicar o momento certo para trocar o fluido para otimizar a vida útil do sistema.

Para que um programa de monitoramento de condição por meio de análise de fluido hidráulico seja de grande benefício, ele deve ser bem projetado e executado de forma consistente.

A seleção e instalação das portas de amostragem fixas (primárias e secundárias), estabelecendo a frequência de amostragem, selecionando testes, limites e recomendações para resultados anormais devem ser projetadas por um especialista e aplicadas por pessoal com conhecimento de habilidades técnicas.

Descarte de maneira adequada:

Antes de fazer a troca de óleo, pare e observe. O primeiro litro de óleo que sai do tanque nos dá um resumo de como foi sua vida nele.

Se água, lama, detritos, partículas de desgaste ou contaminação surgirem; ele estará nos contando uma história triste, pois fala de um sistema em mau estado, negligenciado e com certeza, um mau desempenho.

Se o que sai é simplesmente óleo e não há resíduo; isso indica que o sistema foi bem gerenciado.

Seguir essas recomendações pode estender a vida útil do fluido em até 6 vezes, mas o mais importante é a vida útil do maquinário. É possível uma alta confiabilidade com base em uma excelente lubrificação.
 
Gostou do artigo? Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de tudo!

Comentários