O setor ferroviário no Brasil se encontra em plena expansão, hoje ele corresponde a 15% da matriz de transporte no país.
Para que se tenha uma ideia da importância das ferrovias na logística, mais de 95% dos minérios chegam aos portos brasileiros pelos trilhos.
O modal é responsável pelo transporte de mais de 45% dos granéis sólidos agrícolas exportados e, no caso do açúcar, esse índice é de 49%. Para manter os trens a pleno funcionamento com segurança, o sistema precisa ser devidamente lubrificado.
O lubrificante específico para esse sistema deve resistir a baixas temperaturas e a ação da água, além de ter esplêndidas propriedades de lubricidade, reduzindo o atrito e desgastes e não agressivo ao meio ambiente (Biodegradável).
A Brugarolas, conta hoje com uma linha de lubrificantes especialmente desenvolvidos para a lubrificação ferroviária, onde destacamos como principais pontos:
· Lubrificação dos flanges das rodas: G. BESLUX GRAFOL AL FLUID, para sistema de abastecimento automático.
· Lubrificação do pantógrafo: G.A. CALCICA GRAFITADA N.3
· Lubrificação dos trilhos: G.A. CALCICA GRAFITADA N°1 e N°2
· Lubrificação dos trilhos: G. BESLUX BIOMATIC M-000/G, , para sistema de abastecimento automático.
LUBRIFICAÇÃO DE RODAS E TRILHOS FERROVIÁRIOS
As rodas e trilhos são os componentes que mais sofrem desgastes no sistema ferroviário.
As companhias operadoras ferroviárias estão buscando soluções eficazes para reduzir os custos com manutenção de trilhos. Felizmente, a lubrificação fornece uma resposta viável a este problema.
Hoje em dia as rodas e trilhos de trens são lubrificados com um sistema automático de lubrificação que proporciona uma lubrificação mais confiável, uma dosagem exata e orientada conforme a demanda como tempo, distância e curvas.
A Brugarolas, sempre na vanguarda da tecnologia internacional, oferece produtos especialmente concebidos e homologados para este setor.
Temos para a lubrificação dos flanges das rodas a graxa G. BESLUX GRAFOL AL FLUID, uma graxa biodegradável, bem fluida, sintética e com aditivos sólidos. Possui homologação dos fabricantes Bijour-Delimon, RAILJET e Baier+Köppel.
LUBRIFICAÇÃO DO PANTÓGRAFO DE LOCOMOTIVAS ELÉTRICAS
Pantógrafos ferroviários são dispositivos que têm a função de transmitir a eletricidade da linha de distribuição elétrica (Catenária) para as locomotivas movidas a eletricidade.
São articuláveis e montadas no topo das locomotivas, podem ter forma e tamanhos diferentes, dependendo da velocidade do trem e seu sistema de alimentação elétrica.
São componentes que, assim como as rodas e trilhos dos trens, também necessitam de lubrificação.
A Brugarolas possui em sua linha de produtos a graxa G.A CALCICA GRAFITADA N°3. Graxa com espessante de Cálcio, resistente a água que proporciona proteção a oxidação e com lubrificação sólida de grafite para superar as altas pressões.
LUBRIFICAÇÃO DOS TRILHOS FERROVIÁRIOS
O trilho é sem margem de dúvidas o componente mais importante da estrutura ferroviária. É considerado o principal elemento de suporte e guia dos veículos ferroviários, economicamente detém o maior custo dentre os elementos estruturais de via.
O desgaste dos trilhos ferroviários é muito comum nas ferrovias brasileiras, frente às fadigas de trilhos, como consequência do característico traçado sinuoso das vias e é justamente em curvas que o trilho apresenta sua maior zona de desgaste.
Por essa e outras razões a lubrificação e sistemas de lubrificação se tornam uma ferramenta indispensável para a vida útil deste componente.
A Brugarolas conta com o produto G.A. CALCICA GRAFITADA N°1 e N°2 , que é aprovado para uso pela companhia ferroviária Espanhola, a RENFE.
Uma graxa com características especiais para mecanismos de carga pesada com água contínua. Possui aditivos sólidos de grafite em sua formulação.
Temos também a versão biodegradável que é a G. BESLUX BIOGREASE M -1/G e G. BESLUX BIOGREASE M -2/G.
Gostou da informação? Confira mais artigos do nosso blog e fique por dentro de mais conteúdo exclusivo!
Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossas opções de lubrificantes!
Comentários