Blog

Blog

17 Mar

GRAXA PARA A INDÚSTRIA SIDERÚRGICA

A siderurgia é um setor específico que precisa de lubrificantes especialmente desenvolvidos para esta atividade, que atendam aos mais rigorosos requisitos de qualidade. 

A indústria siderúrgica possui grande importância na indústria de transformação, na participação no PIB e na geração de empregos.

Segundo o Instituto Aço Brasil - IAB (2019a), a produção de aço bruto da indústria siderúrgica brasileira atingiu 34,7 milhões de toneladas em 2018, crescimento de 1,1% em relação a 2017.

Engenheiros de lubrificação tem ajudado fábricas de aço e metal em todo o mundo a manter operações bem-sucedidas, superando as altas demandas e pressões de custo de suas operações.

O processo de produção de metal é difícil para os lubrificantes, com temperaturas extremas, cargas extremas, corrosão, partículas abrasivas, substâncias cáusticas e ácidos, todos combinados para criar um ambiente difícil.

Portanto, a seleção adequada do lubrificante é essencial para o bom funcionamento das usinas siderúrgicas e a confiabilidade do equipamento.

Os lubrificantes certos e as ferramentas de confiabilidade de lubrificantes – combinados com treinamento de pessoal e implementação de processos de melhores práticas – reduzirão os custos gerais

Do ponto de vista da lubrificação, os equipamentos sob condições severas de trabalho representam uma séria ameaça à falha de lubrificação. Os parâmetros críticos de tais equipamentos são:

  • Alta velocidade
  • Cargas de alto impacto
  • Temperatura alta
  • Entrada de água de resfriamento e incrustações no lubrificante
  • Problema de bombeamento (Bombeamento de graxa para longas distâncias
  • Velocidades e cargas cada vez maiores para melhorar as taxas de produção

A TELUB trabalha com uma nova geração de graxas lubrificantes

Os rolamentos presentes nas indústrias siderúrgicas estão submetidos a duras condições de trabalho, principalmente em laminadores de aço a quente e em instalações para lingotamento contínuo de aços. 

As tensões mais comuns nos rolamentos são: 

  • Grande presença de água de refrigeração
  • Altas cargas de trabalho
  • Temperaturas altas
  • Presença de contaminantes, óxidos e carepa de laminação

A ação combinada dos 4 elementos acima interfere na vida útil, provocando avarias como, desgastes prematuros, problemas de corrosão etc.  

Ou seja, isso significa grande perda econômica para as indústrias.

As graxas de Sulfonato de Cálcio são feitas para cargas pesadas e altas temperaturas e são superiores para siderúrgicas, fábricas de papel e aplicações de mineração.

Essa gama variada de benefícios oferecidos pelas graxas de Sulfonato de Cálcio as torna uma excelente escolha em vários setores.

A graxa BESLUX SULPLEX foi desenvolvida pela Brugarolas S.A, que encontrou uma solução abrangente, alcançando não apenas um importante melhoria nos níveis de lubrificação, mas também uma redução significativa no consumo de graxas lubrificantes, devido à maior estabilidade destas graxas e resistência considerável à água.

As Graxas BESLUX SULPLEX são formuladas à base de sabões de sulfonato de cálcio, possuem propriedades físico-químicas que os tornam hoje a solução mais avançada na lubrificação de instalações siderúrgicas.

As principais indicações são: 

- Alto poder anticorrosivo

- Alta resistência à carga

- Excelente estabilidade ao trabalho mecânico

- Alta resistência à água

Comentários